Todo mundo sabe que os preços de estadia no Rio são bem salgados, mas existem boas alternativas em termos de facilidade e preços mais amigáveis. Ainda é possível encontrar hospedagem barata no Rio de Janeiro e ter um lugar pra ficar durante a semana do Congresso!
Hoje em dia há mais opções no mercado do que apenas hotéis com preços inflacionados: existem sites de aluguel por temporada, onde é muito fácil alugar uma casa inteira ou apenas um quarto confortável e charmoso! E mais: os hostels (ou albergues) não são mais como antigamente, com apenas camas de beliche em quartos compartilhados. É possível encontrar quartos privativos, com cama confortável e banheiro individual por um preço justo e camarada!
Listamos aqui alguns links que indicam acomodações de diversas categorias interessantes e, ao mesmo tempo, com preços honestos, através de filtros de pesquisa de acordo com região, preço, quartos, número de estrelas, avaliações, etc.
Alugueis de apartamentos inteiros, quartos, estúdios ou apart:
A parte boa de alugar apartamento é que o preço, em boa parte das vezes, é mais barato que em um hotel comum e geralmente você ainda conta com uma cozinha pra fazer a própria comida, sem precisar gastar dindin com alimentação na rua, além de se sentir um próprio “local” da cidade. A parte não tão boa: apesar de muitas vezes contar com uma boa recepção e tratamento super atencioso do anfitrião, não tem os serviços de um hotel, como arrumação, limpeza, troca de roupas de cama e toalhas e atendimento 24 horas. De qualquer forma, essa é um opção legal, com bom custo-benefício e, pra quem nunca se hospedou dessa forma, vale a pena passar pela experiência! Importante prestar atenção às avaliações e comentários de hóspedes anteriores.
Onde encontrar:
Hostel/Albergue
Esse velho conhecido de jovens mochileiros mundo afora ganhou novo layout, se tornando mais bonito e legal, com acomodações mais confortáveis e opções também para casais e pra quem quer mais privacidade. Muitas vezes são opções mais vantajosas, se comparados a hotéis 2 e 3 estrelas.
Onde encontrar:
Hospedagem gratuita
Essa é uma opção para quem está com pouca grana, tem uma boa dose de coragem e disposição para trocar e interagir: através das redes de hospedagem solidárias ao redor do mundo. São pessoas que se dispõem a abrigar outras de graça. O objetivo desse formato é estimular um intercâmbio cultural entre pessoas de diferentes nacionalidades e cidades, facilitando a troca de experiências. Quem faz a fama dessa categoria é o site Couchsurfing, que oferece o conceito de “surfe de sofá”, onde é disponibilizado um sofá, uma cama ou um quarto de casa.
De quebra, os surfistas de sofá ainda têm a oportunidade de fazer novos contatos e amizades.
Onde procurar:
Agora é só escolher o tipo de acomodação que mais tem a ver com você e vir pro Rio dançar no Congresso!
Tags:dança e turismo, hospedagem Rio