Dança Moderna – Breve Histórico Mundial

9 de março de 2015

Quando se fala em técnica de formação de bailarinos, o que parece vir à tona é, invariavelmente, a técnica do Ballet Clássico, que, com quatro séculos de existência, vem sendo responsável pela formação acadêmica de bailarinos em todo o mundo, inclusive no Oriente,em lugares onde ainda reinam danças milenares e culturas de grande exuberância, com o advento da globalização em âmbito cultural, um fenômeno mais recente.

Porém, desde o início do século XX, seguindo a explosão dos movimentos artísticos de vanguarda e sob a inspiração e pioneirismo absoluto da genial Isadora Duncan, a Dança Moderna foi-se consolidando não apenas como uma estética, mas sobretudo como sistema, métodos, técnicas corporais, que culminaram no surgimento de ESCOLAS. Basicamente têm-se duas grandes escolas de Dança Moderna (que compreendem suas respectivas ramificações): a Escola Americana e a Escola Européia.

A Escola Americana, que tem a seu favor a nacionalidade da precursora mais ilustre da Dança Moderna, Isadora Duncan (1877-1927), tem, em solo americano, o seu desenvolvimento marcado com a companhia e escola de dança Denishawn, de Ruth Saint Denis(1878-1968) e Ted Shawn(1891-1972), cuja abordagem consistia no resgate de danças de origem oriental, também conhecidas nos EUA como “Danças Exóticas”. Dançavam coreografias estilizadas oriundas das culturas japonesa, indiana e egípcia, em sua maioria. Também é de suma importância citar a influência do trabalho do pesquisador francês François Delsarte (1811-1871), cujos estudos no campo da expressão corporal, sobre a relação entre intensidade emocional e intensidade gestual, foram determinantes para um considerável número de artistas, além de qualquer um que aspirasse o contato com o público. Isadora Duncan, Ruth Saint Denis e Ted Shawn certamente estão entre os beneficiados pelas descobertas feitas por Delsarte e codificadas por um de seus discípulos, Alfred Giraudet, numa obra publicada em 1895.

Da companhia e escola Denishawn, surgiram nomes que vieram a se tornar pilares da futura Dança Moderna americana, como Martha Graham(1894-1991), Doris Humphrey(1895-1958) e Charles Weidman(1901-1975). Os dois últimos, Humphrey e Weidman, criaram sua própria escola juntos e influenciaram tecnicamente várias gerações. Seu legado ainda se faz presente nos trabalhos da companhia e escola de José Limón(1908-1972), onde o princípio de “queda e recuperação” foi a mola propulsora para a elaboração de uma técnica sólida e codificada. Já Martha Graham, bem, pode-se dizer que a Dança Moderna mundial existe antes e depois de sua influência, sem o menor exagero. Sua genialidade singular definiu um novo e peculiar modo de se dançar que influenciou toda a Dança a partir de então. Em uma trajetória artística de cerca de setenta e cinco anos, sua técnica foi se lapidando, sendo renovada e transformada, além de muito bem codificada, guardada e mantida por fiéis e dedicados discípulos, por várias e, provavelmente, inúmeras gerações. É um legado de valor inestimável para a formação de bailarinos, tão sólido, tão coerente e tão rico de possibilidades quanto os fundamentos do Ballet Clássico. A partir da influência de Martha Graham na Dança Moderna americana e mundial, outros trabalhos, que culminaram em escolas surgiram no país, tais como as técnicas de Lester Horton(1901-1953), de Katherine Dunham(1909), de Merce Cunningham(1919) e de Louis Falco(1942-1993).

Não percam a continuação desse artigo na próxima semana!






Andrea Raw
Bailarina, Professora, Coreógrafa e Pesquisadora em Dança. Dançou extensivamente em festivais por todo o país. Graduou-se no Bacharelado em Artes Cênicas pela UNIRIO e em Docência dos Ensinos Fundamental, Médio e Superior pela UCAM. Começou a lecionar em 1992, destacando-se no ensino da Dança Moderna no Ballet Stagium, em São Paulo, Petite Danse, Escola Marta Bastos e Centro de Movimento Deborah Colker, no Rio e no MMS em Budapest, na Hungria. Formada pela Martha Graham School em NY, foi idealizadora e produtora dos Workshops de Técnica e Repertório de Martha Graham no Centro Coreográfico do RJ em 2009 e 2010, além de Workshops com David Parsons em 2010 e Ana Marie Forsythe, da Ailey School em 2011 e 2012. Idealizadora, Produtora e Diretora Artística do Congresso Brasileiro de Dança Moderna, realizado anualmente a partir de 2011.

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1 Comentário

em 19 de March de 2015

[…] Continuação do artigo da semana passada. […]



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