PIONEIROS NO BRASIL – YANKA RUDZKA

25 de agosto de 2016

No início da década de 1950, chegou ao Brasil a bailarina, professora e coreógrafa de origem polonesa, Yanka Rudzka (1919 – 2008). Descendente dos ensinamentos de Ruth Sorel, George Grooke e Harald Kreutzberg, todos discípulos de Mary Wigman, Yanka atuou em diversos grupos de Dança Moderna na Polônia, Áustria e Suiça. Entre 1943 e 1950, viveu e trabalhou na Itália (Milão) e na Argentina (Buenos Aires), antes de chegar ao Brasil, em 1952, quando abriu o curso de Dança Expressiva, ligado ao Museu de Arte Moderna de São Paulo. Neste período, também lecionou em outras instituições da capital paulista, como na Escola de Artes Dramáticas e na SPAM, Sociedade Pró-Arte Moderna, espaços estes abertos anteriormente por Chinita Ullman.

Em 1954, por conta de uma pesquisa sobre folclore brasileiro patrocinada pelos Diários Associados, Yanka travou seu primeiro contato com a Bahia, onde ministrou um curso livre de Dança Moderna, em Salvador. A partir deste contato promissor, em 1956, recebeu o convite do reitor da Universidade Federal da Bahia (UFBA) para lá implantar uma escola de dança. Este foi um curso pioneiro no Brasil por tratar-se do primeiro curso específico de dança em nível superior, que, diferentemente da cadeira comandada por Helenita Sá Earp na ENEFD (Escola Nacional de Educação Física e Desportos), não estava subordinado a nenhuma outra escola. Pode-se dizer que Helenita foi a primeira a levar a dança para o meio acadêmico, porém, o primeiro curso superior de dança foi o da UFBA, implantado por Yanka Rudzka, em 1956. A escola criada nesta ocasião ofereceria tanto cursos livres quanto a formação universitária, ambas com certificados de conclusão e qualificação profissional. Segundo o livro “Passos da Dança – Bahia”, de Lia Robatto e Lúcia Mascarenhas, durante a fase de implantação da Escola de Dança da UFBA, que durou cerca de três anos, Yanka criou o Grupo de Dança Contemporânea da Bahia, composto por alunas da escola. Também desenvolveu um currículo básico, com ênfase numa abordagem artística que privilegiasse o ato criativo, fruto não apenas de sua formação expressionista, mas, sobretudo, de seu desenvolvimento artístico pessoal e muito particular. Seu temperamento forte e imprevisível, aliado à grande capacidade intelectual e ampla cultura, seriam traços marcantes de sua personalidade, admirados e respeitados por suas discípulas, em quem deixou profundas impressões. Entre eles estão Lia Robatto, que estudou com Yanka desde 1952 em São Paulo e a seguiu até a Bahia, Laís Salgado Góes e Marly Sarmento.

yanka 4         Yanka 1

(Fotos do Livro – “Passos da Dança – Bahia”, de Lia Robatto e Lúcia Mascarenhas.)

A falta de uma estrutura mais especializada e consistente em seu início, inclusive em termos de corpo docente, prejudicou sobremaneira o cotidiano da escola, que não conseguiu muito destaque frente à outras escolas da UFBA. Somado a isso, a não familiarização e inabilidade de Yanka Rudzka com as políticas administrativo-acadêmicas e, para a artista que era, o acúmulo de funções de professora, coreógrafa e diretora, juntamente com as responsabilidades e dificuldades inerentes aos respectivos cargos, principalmente ao de diretora, parecem ter causado nela impacto demasiado. Em 1959, num rompante intempestivo, Yanka pediu sua demissão e retornou para São Paulo, onde deu continuidade a sua carreira como professora e coreógrafa. Yanka ainda voltou à Bahia nos anos de 1961 e 1962, quando ministrou cursos de férias e criou coreografias para o Grupo de Dança Contemporânea. Anos depois, a despeito de sua naturalização brasileira, Yanka retornou para a Europa, onde residiu até o seu falecimento, em 2008.

Mesmo com sua célere passagem pela Bahia – não ficou o tempo suficiente para ver a primeira turma da escola graduada – Yanka Rudzka deixou impressa em ambos, na Escola de Dança e em seu grupo de primeiras discípulas, que posteriormente comporiam o corpo docente da mesma, sua marca de criatividade, abrangência cultural e frescor artístico, que ajudaram a moldar o perfil desta escola pioneira, referência artística em todo o país.






Andrea Raw
Bailarina, Professora, Coreógrafa e Pesquisadora em Dança. Dançou extensivamente em festivais por todo o país. Graduou-se no Bacharelado em Artes Cênicas pela UNIRIO e em Docência dos Ensinos Fundamental, Médio e Superior pela UCAM. Começou a lecionar em 1992, destacando-se no ensino da Dança Moderna no Ballet Stagium, em São Paulo, Petite Danse, Escola Marta Bastos e Centro de Movimento Deborah Colker, no Rio e no MMS em Budapest, na Hungria. Formada pela Martha Graham School em NY, foi idealizadora e produtora dos Workshops de Técnica e Repertório de Martha Graham no Centro Coreográfico do RJ em 2009 e 2010, além de Workshops com David Parsons em 2010 e Ana Marie Forsythe, da Ailey School em 2011 e 2012. Idealizadora, Produtora e Diretora Artística do Congresso Brasileiro de Dança Moderna, realizado anualmente a partir de 2011.

Fale comigo - Email | Facebook





Post anterior

PIONEIROS NO BRASIL - VERA KUMPERA





0 Comentários


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Veja também

PIONEIROS NO BRASIL - VERA KUMPERA

O final da década de 1940 ainda foi pontuado pela chegada em solo brasileiro da professora de origem tcheca, Vera Kumpera...

3 de August de 2016